segunda-feira, 9 de maio de 2011

Malenrolados

Redes Sociais ou Ambientes Sociais



As Redes Sociais já fazem parte do nosso íntimo.
Elas estão aí e são quase onipresentes nesses tempos contemporâneos, as mídias e redes Sociais é o sinônimo de comunicação e informação dos nossos dias. Muito se fala desse assunto, mas mesmo assim poucos conhecem e dominam esses novos recursos. Por isso decidi escrever uma série de posts com o intuito de mostrar os aspectos básicos, funcionalidade, recursos, aplicações e impacto das redes/mídias sociais em nossas vidas.

Então vamos estudar história:

As redes e mídias sociais surgiram para suprir uma necessidade inerente do ser humano: a de se relacionar e assim transferir conhecimento.  As redes sociais, tal como conhecemos hoje, nasceram por volta do final dos anos 90, mais precisamente em 1997 com o lançamento do Sixdegrees. O site foi o pioneiro a possibilitar que os usuários pudessem criar perfis virtuais e combinar com o registro e publicação de contatos, que posterior foi “copiado” por outras redes sociais. O Sixdegrees mesmo com uma quantidade significativa de usuários, não conseguiu se manter financeiramente e saiu do ar em 2001, mas a sua experiência serviu de base para a construção das redes sociais atuais.
A partir de 2000 vemos o surgimento de várias redes sociais, tais como o Live Journal, Fotolog, entre outros, mas foi o Friendster que mais se assemelha com as redes sociais de hoje.  O site foi fundado pelo programador Jonathan Abram e Peter Chin em 2002 e teve rápido crescimento nos meses subseqüentes. Porém o site não suportou o exponencial crescimento e acabou frustrando vários usuários. Hoje a rede se concentra na Ásia, e apesar de não ser a maior rede social do mundo, tem o considerável montante de 115 milhões de usuários.
Estima-se que existam hoje quase dois bilhões de usuários de Internet no mundo, desses cerca de 80% usam ou já usaram redes sociais. Segundo dados recentes o Facebook é o novo império das redes sociais, com 500 milhões de usuários, o Twitter vem em rápida ascensão com cerca de 114 milhões e o nosso íntimo Orkut tem uma base de 100 milhões de usuários (levando em consideração que ele só fez sucesso no Brasil e na Índia).
Tipos de Mídias/Redes Sociais.
As mídias sociais são divididas, basicamente, em oito categorias: Relacionamento, Compartilhamento, Conversação, Publicação, Microblog, Livecast, Ambientes Virtuais e Jogos Sociais e MMOs, assim como mostra o gráfico:

Mesmo as mídias sociais sendo de uma determinada categoria, não quer dizer que a mesma não possua características de outras. Essa é apenas uma das várias formas de segmentar os tipos de mídias sociais, mas foi a, pelo menos para mim, mais coerente.

1. Relacionamento
Principais Exemplos: Facebook, Orkut, Myspace entre outros.
Como o nome já diz o seu princípio básico é o relacionamento. São redes onde as pessoas trocam informações pessoais, experiências, enfim interagem e conhecem mais pessoas. A maioria funciona como uma teia, onde por meio dos seus contatos os usuários conhecem outras pessoas. Algumas redes são específicas a um determinado tema ou interesse, um exemplo é o LinkedIn, rede usada para fechar negócios ou para recrutamento, seleção e contratação.

2.       Conversação
Principais Exemplos: MSN, Yahoo Messenger e Skype.
Essa mídia permite que o usuário converse em tempo real com pessoas que possuam o mesmo programa que ele. Geralmente possuem uma lista de amigos e podem acompanhar quando os seus amigos entram e saem.

3. Compartilhamento
Principais exemplos: Vímeo, Youtube, Last FM, Flickr,Fotolog entre outros.
As mídias de compartilhamento fazem hospedagem e partilha de variados tipos de conteúdo: Vídeos, imagens, áudio, ilustrações, fotos e etc. A sua interatividade se faz quando pessoas trocam conteúdo.

4. Publicação
Principais exemplos: Blogger, WordPress, Tumblr, Livejournal e etc.
Esta mídia tem por objetivo principal a publicação de conteúdo: textos, tirinhas, ilustrações e etc.

5. Microblog
Principais exemplos: Twitter, Pownce, Jaiku e etc.
O Microblog é um tipo de publicação semelhante aos blogs, porém, com uma capacidade reduzida de caracteres. Permite atualizações rápidas e o conteúdo pode ser distribuído para vários usuários ou para um número restrito. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiros instantâneos, e-mail, web e por outras redes sociais.

6. Ambientes Virtuais
Principais exemplos: Second Life e Habbo Hotel.
O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade. Essas mídias simulam a vida real e social do ser humano. Dependendo do modo como o usuário encara o ambiente pode ser considerado jogo, loja virtual, rede social ou um mero simulador.

7. Livecast
Principais exemplos: Blogtv, Justintv, Yahoo Live.
Se difere das mídias de compartilhamento pelo simples fato de permitir ao usuário a transmissão ao vivo, ou não, de vídeos  (videocast)e/ ou arquivos de áudio (podcast).
OBS: O twitcam não é uma rede social, mas o seu funcionamento se utiliza do Twitter (serviço de microblog) para operar.

8. Jogos Sociais e MMOs
Principais exemplos: Formvill, Mafia Wars, Café World, Word War Craft, entre outros.
O principio básico é jogar, mas são jogos onde o usuário interage com outros usuários utilizando a web como suporte. A interface desse tipo de mídia permite que jogadores se ajudem e/ou compitam entre si em grande escala, e algumas vezes tenham uma interação com sentido com pessoas de todo o mundo. Incluem uma variedade de estilos de jogabilidade e representantes de vários gêneros de jogos.  Os MMOs são um caso aparte, pois ao mesmo tempo são jogos sociais e ambientes virtuais.

As 10 maoires Redes Sociais do mundo

O site Compete divulgou a lista das redes sociais mais acessadas do mundo. Os números são referentes a janeiro de 2009.

1º. Facebook – 1.191.373.339 de views por mês
2º.
MySpace – 810.153.536
3º.
Twitter – 54.218.731
4º.
Flixster – 53.389.974
5º.
Linkedin – 42.744.438
6º.
Tagged – 39.630.927
7º.
Classmates – 35.219.210
8º.
My Year Book – 33.121.821
9º.
Live Journal – 25.221.354
10º.
Imeem – 22.993.608

Fonte: Compete

Nenhum comentário:

Postar um comentário