segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aplicabilidade da Tecnologia no Esporte

A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva e a Educação Física?
Esse fascinante mundo da tecnologia está dramaticamente melhorando a produtividade e a qualidade de produtos manufaturados e a entrega de bens e serviços. Reduz o trabalho fastidioso e, ao contrário das preocupações iniciais, freqüentemente inspira maior criatividade por causa da eliminação das tarefas tediosas.

O livro “Quando as Coisas se Vingam” descreve como a introdução de distintivos de segurança, tais quais luvas de boxe para boxeadores e capacete protetor para jogadores de futebol americano levou a uma maior incidência de lesões. Por exemplo, a adoção de luvas de boxe para tornar o pugilismo com as articulações desnudas mais seguro tornou possível para os lutadores socar a cabeça do adversário sem quebrar as próprias mãos, com o resultado de mais incidentes de lesão cerebral e morte após a introdução das luvas de boxe.

A mesma maneira, esboça as inesperadas e imprevisíveis conseqüências da computação e do uso da Internet nos indivíduos e na sociedade em geral. Por exemplo, alguns pesquisadores pensaram que o microprocessador seria uma resposta para o problema mundial de energia, uma vez que eles consomem menos que os computadores Mainframe. Claro que na época ninguém esperava que existiriam bilhões de processadores e controladores no mundo a tal ponto que o microchip se tornaria um dos maiores consumidores de energia. Tecnologia sofisticada e avançada pode ter benefícios para a sociedade, mas os efeitos colaterais não intencionais podem ser deveras devastadores.

Como a tecnologia é utilizada para auxiliar a tomada de decisões no Esporte?

Com a comunicação em tempo real, atletas e treinadores podem manter contato constante. Dados podem ser gravados durante a performance, instruções podem ser transmitidas e modificações detalhadas na performance podem ser feitas. Conferências audiovisuais fornecem aos técnicos e atletas um contato mais próximo até mesmo a distâncias extremas. Com a tecnologia de ponta, o monitoramento da performance atlética pode incluir o batimento cardíaco e a pressão arterial. É até possível analisar material gasto/supérfluo colhido diretamente na fonte, e mandar os resultados automaticamente para o técnico/ médico de equipe para mudanças na dieta e nutrição. Com sistemas recentes de análise de esporte em vídeo, treinadores podem coletar e codificar dados de ação durante o evento e então mostrar aos atletas onde os problemas surgiram para correção instantânea. Tais programas já existem para a maioria dos esportes em equipe. Durante os intervalos, entre competições, e durante intervalos de tempo, os times podem assistir a momentos selecionados da ação recente, que podem ser acessados instantaneamente, e mudanças podem ser feitas, para um maior impacto no resultado do jogo.

Na América do Norte, a repetição instantânea do julgamento é atualmente uma prática comum em hóquei e futebol. A decisão do árbitro principal no campo pode ser suprimida pelos juízes com acesso à repetição instantânea da ação, usada para determinar a precisão do julgamento feito em campo.

Conclusão

Existe um amplo espaço entre a capacidade humana e as drásticas mudanças que a tecnologia traz ao meio ambiente. Para ajudar os esportistas a lidar com as inovações, os pesquisadores vão ter que desenvolver comunidades esportivas inteligentes. O objetivo dessas comunidades inteligentes será integrar a tecnologia ao ambiente, usando novos e inovadores acessos que iriam acessar as necessidades de seus constituintes (atletas, técnicos, treinadores etc.) e potencializá-los, para tomar o controle da situação.

No final das contas, três fatores principais vão influenciar a adoção generalizada das inovações tecnológicas: custo, facilidade de uso e confiabilidade.


Taati

Nenhum comentário:

Postar um comentário