sábado, 30 de abril de 2011

Milão - A Capital da Moda

Milão é considerada uma das capitais da moda do mundo, junto com Nova Iorque, Paris, Roma e Londres. A maioria das grandes marcas italianas de moda, tais como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana, atualmente com sede na cidade.
 Plantada no extremo norte do país, quase escapando do mapa em forma de bota, Milão está tão distante de Roma quanto de Munique, na Alemanha. Ou tão perto de Lyon, na França, quanto de Florença. E não faz o menor esforço para desmentir o título de "cidade menos italiana da Itália".



O Futebol



A Inter é o único clube no futebol italiano a ter passado toda a sua história na Serie A, sem nunca ter sido rebaixado a divisões inferiores. Jogando de preto e azul camisas listradas com shorts preto, a Inter tem 18 títulos da Serie A. Incluindo a Copa da Itália e a Supercopa da Itália, a Inter tem um total de 29 troféus conquistados na Itália. Fora da Itália, o clube também teve sucesso em torneios europeus e mundiais, tendo vencido a Liga dos Campeões em 1963-64, 1964-65 e 2009-10. Eles também venceram a Copa UEFA três vezes em 1990-91, 1993-94 e 1997-98 e vice em 1996-97 perdendo a final para o Schalke 04 nos penâltis, venceram duas vezes a também extinta Copa Intercontinental em 1964 e em 1965, além da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2010.
A Inter manda seus jogos no estádio Giuseppe Meazza, que no passado tinha o nome de estádio San Siro, como ainda preferem chamá-lo atualmente os torcedores Milanistas. É geralmente o palco do clássico de Milão, o Derby della Madonnina.



O Associazione Calcio Milan, frequentemente abreviado em AC Milan ou Milan[4], é uma das principais equipes de futebol da Itália e também do mundo. Atualmente, milita na Série A.
Partilha com o seu maior rival, a Internazionale de Milão, o Estádio Giuseppe Meazza, que no passado tinha o nome de Estádio San Siro, como ainda preferem chamá-lo atualmente os torcedores Milanistas, pois Giuseppe Meazza, que jogou em ambos os clubes teve maior destaque na Inter de Milão. O estádio tem capacidade para 84 309 espectadores, e é palco onde geralmente é disputado o clássico de Milão, Derby della Madonnina.
O Milan é a terceira equipe com mais conquistas no Campeonato Italiano, com dezessete títulos, atrás da Juventus, com vinte e sete, e da Internazionale, com dezoito. É o clube italiano e o segundo da história com mais conquistas na Liga dos Campeões da UEFA, tendo sido campeão sete vezes e é também o maior campeão da Copa Intercontinental com três taças. Venceu ainda a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2007, se tornando o primeiro clube tetracampeão mundial.
Segundo pesquisa do Instituto Doxa em 2003, o Milan teria 16,4% da preferência dos italianos, o que equivale a 9.479.200 torcedores, sendo a segunda maior torcida italiana.


A exigente Milão também sabe ser hospitaleira, boêmia e generosa. Como nas ruas estreitas do charmoso e tradicional bairro de Brera, num sábado de manhã, quando acontece a feirinha de antiguidades da Via Madonnina, com uma notável oferta de badulaques

Você poderá voltar a pé para o centro, atravessando o chamado quadrilátero da moda, formado pelas vias Montenapoleone, Della Spiga, Santo Spirito e Sant´Andrea, onde ficam as lojas mais chiques de Milão.


Maurilio Oliveira Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário