sábado, 30 de abril de 2011

Hawai (Mayara Roberta)




HAWAÍ
O arquipélago do Hawai, isolado no meio do Oceano Pacífico e formado por oito ilhas principais de origem vulcânica, atrai todos os anos mais de seis milhões de turistas.
Naturalmente muito diferente de todos os outros estados norte-americanos, o arquipélago do Hawai era um conjunto de reinos autónomos antes da sua descoberta europeia pelo capitão James Cook, um navegador britânico, em 1778; esses reinos viriam a ser unificados pelo rei Kamehameha I, o Grande, em 1810.
Posteriormente, em 1893, empresários e agricultores norte-americanos, com o apoio da Marinha dos Estados Unidos, derrubaram a monarquia e proclamaram uma república independente; cinco anos depois, o território foi anexado por Washington e o Hawai passou a ser o 50.º estado norte-americano. Considerado um autêntico paraíso tropical com as suas paisagens e praias exóticas, quedas de água, florestas luxuriantes e espetaculares montanhas e crateras vulcânicas, o Hawai é também conhecido pela hospitalidade da população local e pelos coloridos costumes e tradições que resultam de uma riquíssima herança polinésia e asiática.
A ilha mais visitada é Oahu, que inclui a única grande cidade, Honolulu (capital do estado), e a conhecida zona turística de Waikiki, com as suas numerosas e apinhadas estâncias de férias. A ilha aloja três quartos da população total do arquipélago e orgulha-se dos belíssimos cenários, praias maravilhosas e vegetação abundante.
Pearl Harbour, com os museus, monumentos e navios de guerra que lembram o ataque japonês na Segunda Guerra Mundial, e o litoral norte, célebre entre adeptos do surf pelas ondas gigantescas, são também destinos turísticos muito procurados.
Hawai, conhecida como «Grande Ilha», tem quase o dobro do tamanho de todas as outras juntas; a sua principal atração é o Parque Nacional de Vulcões do Hawai, que contém dois vulcões ativos: Mauna Loa, que forma a maior montanha vulcânica do mundo, com 9150 metros de altura, e Kilauea, o que regista maior atividade.

2 comentários: